O ato de dançar sempre esteve presente na humanidade pois em cada cultura se tem seu tipo de dança dança para alegrar , dança para festejar , dança para chorar, danças de passagens e até mesmo danças em rituais religiosos enfim a dança sempre é presente é como um canto e funciona como meditação ativa e é usada muitas vezes como terapêutica em alguns casos.A dança traz a comunhão e união entre as pessoas.Bernhard Wosien(1908-1986), bailarino clássico, coreógrafo, pedagogo e pintor, que nas décadas de 50/60 percorreu o mundo recolhendo e resgatando as danças de diferentes povos. Em 1976 visitou a Comunidade de Findhorn no norte da Escócia e, a pedido de Peter Caddy, um de seus fundadores, ensinou pela primeira vez uma coletânea de danças folclóricas para os residentes. Bernhard Wosien já estava com mais de 60 anos e buscava uma prática corporal mais orgânica para expressar seus sentimentos. Ele percebeu que havia encontrado o que procurava, pois dançando em Roda, vivenciou a alegria, a amizade e o amor, tanto para consigo mesmo como para com os outros, e sentiu que as Danças Circulares possibilitavam uma comunhão sem palavras e mais amorosa entre as pessoas. Em 1976 diante centenas de Danças foram incorporadas ao repertório inicial e o movimento passou a se chamar "Danças Circulares Sagradas". E desde então este movimento se espalhou pelo mundo.
A Dança Circular se chama e se torna Sagrada pelo fato de permitir que os participantes entrem em contato com sua essência, com seu EU Superior, com a Centelha Divina que existe dentro de cada um de nós. No momento deste contato, temos a união do corpo(matéria) com o espírito.
No Brasil, as Danças chegaram através de Sarah Marriot que viveu em Findhorn e foi convidada a vir para o Brasil em 1983 e iniciar um trabalho de educação holística no Centro de Vivências Nazaré (hoje Nazaré Uniluz), comunidade fundada em 1981 por um grupo de pessoas lideradas por Trigueirinho em Nazaré Paulista no Estado de São Paulo. A partir daí, pessoas de Findhorn vieram ao Brasil e brasileiros foram até lá e o movimento começou a expandir.
Então quais os beneficios desta prática?
Pessoas, de qualquer idade, podem dançar em uma Roda. Não é preciso ter experiência anterior em dança, basta ter vontade.
Então quais os beneficios desta prática?
Pessoas, de qualquer idade, podem dançar em uma Roda. Não é preciso ter experiência anterior em dança, basta ter vontade.
Dançando, nosso corpo se expressa através do movimento e aquieta a mente.A alegria brota naturalmente e o movimento simples e repetido aproxima as pessoas, promovendo uma integração física, mental, emocional e espiritual.
As Danças Circulares promovem uma rápida integração de grupos, reflexões sobre o trabalho em equipe, compreensão sobre conflitos, o despertar da criatividade, a integração dos hemisférios cerebrais, a ativação corporal, meditação dinâmica.
Ajuda também a combater o stress então procure uma roda e aproveite!!
Ajuda também a combater o stress então procure uma roda e aproveite!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário