terça-feira, 14 de setembro de 2010

Alimentos segundo o ayurveda que ajudam nas fases da mulher


O Ayurveda percebe as mudanças da vida, como a adolescência uma fase em que os três doshas poderão se desarmonizar. A mulher por si carrega alem dos demais canais de nutrição e eliminação que tem nos homens, o canal responsável pela amamentação e o da menstruação. Esta ultima responsável por colocar a mulher em condições mensais de possível instabilidade.

Considerando que cumprimos nosso dharma ao nos alimentarmos com alimentos sadios e puros, para o Ayurveda o cumpriremos melhor ainda se utilizarmos as nossas fases de transição nos anos de menstruações onuvulatórias, dos fluxos completos e a sexualidade, gestação e pós-parto e por fim, a menopausa com a utilização consciente dos alimentos das estações do ano para as nossas estações pessoais.

Muitas mulheres se encontram viciadas em alguns alimentos quem crêem que necessitam. As Vatas gostam de açúcar pois lhe proporcionam temporariamente estimulação e satisfação instantâneas. As Pitas costuma preferir carne, álcool e os alimentos gordurosos. Salgados, azedos e picantes que as colocam profundamente impulsivos. Os Kaphas por sua vez, procuram alimentos pesados e gordurosos que reforcem sua inata satisfação de si mesmos.

::Fase Kapha::
Antes da menarca: a menina deve ser alimentada à base de folhas e vegetal frescos, porém é preciso ressaltar na dieta alimentos doces e nutritivos. Como leite de amêndoa, de gergelim, de aveia e de germem de trigo. Evitar terminantemente todas as frituras, alimentos refinados e processados, bem como carnes com hormônios embutido. Isso garantirá mais e melhores anos ovulatórios ao longo da sua vida.

::Menstruação e Problemas menstruais::
Antes da menstruação: na semana anterior a menstruação a mulher deve-se manter atenta a sua reserva de sais minerais.
Indicado o uso de caldo de missô na janta, com alho cru, limão e salsa ou cebolinha fresca. A intenção é ajudar o fígado a se depurar.

O que se deve comer:
*Arroz integral cateto. Painço e Quinua (menos as Pitas)
*Vegetais: cenoura, nabo comprido, rabanete, chuchu, vagem, quiabo, jiló, maxixe, pepino, aipo, funcho, cebola, alho, gengibre, alho-poró.
*Folhas: todas as escuras.
*Algas marinhas, muito nutritivas são rejuvenescedoras.
*NADA DE SAL
*Manteiga sem sal – ghuee orgânico de preferência e com moderação.
*Chás para o fígado: boldo (em moderação para as Vatas), neem (para as mais Pitas e kaphas)
*Dolomita - cálcio e magnésio.
*Leite de aveia e/ou de gergelim ou de gérmen de trigo. Dependerá do biótipo.

Durante a menstruação deve acompanhar o processo do corpo de eliminação. Desta forma, é indicado que faça uso de alimentos leves, porém nutritivos de folhas escuras levemente refogadas, como escarola, folhas de espinafre, folhas de brócolis, sucos frescos; grãos leves como arroz basmati, painço, cucuz, pau-roxo e, ainda tofu. Portanto, deve-se eliminar durante esta fase toda e qualquer fritura, carnes e farináceos processados. Todos responsáveis pela baixa da imunidade da mulher, abrindo as portas para entrada de vírus e demais desordens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário