quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Arte Integrativa



Podemos perceber que a arte está em todos os lugares em tudo que tocamos e enxergamos. A arte ingrativa é considerada um espelho onde se mostra o processo de individualização. É uma terapêutica utilizada como ferramenta para trabalhar aspectos físico, o cognitivo e o emocional. Freud observou que o inconsciente humano se expressa por meio de imagens de conteúdo simbólico que escapam da censura da mente mais facilmente que as palavras. O individuo não necessita ser um artista renomado, apenas sentir o prazer que está intrínseco ao ser humano em produzir arte. Sendo assim qualquer tipo de expressão artistíca pode ser usada, desde que seja fundamentada, e esteja dentro de um propósito. Por um longo tempo eu e uma grande amiga trabalhamos com a arte integrativa dentro da casa do zezinho - São Paulo (http://www.casadozezinho.org.br/).
Nós desenvolvemos um trabalho com pintura de mandalas dentro do contexto terapêutico proposto para as crianças. Observamos inumeras facetas destas crianças, a arte integrativa afirmou para nós que é uma ferramenta totalmente útil dentro dos processos terapêuticos. Mesmo sendo uma linguagem simbólica de comunicação. Nosso trabalho durou 2 anos dentro da casa onde para valorizar seus trabalhos e para despertar em outras pessoas a curiosidade realizamos uma exposição com as mandalas e fotografias das crianças na casa do zezinho , onde mais crianças puderam participar e levamos a mesma exposição para universidade Anhembi Morumbi.

Termino com uma frase de minha amiga Dinorá Regina Pereira Lima."A experiência demonstrou aquilo que a Arte Integrativa apregoa: relaxamento, concentração, calma, expressão de sentimentos e conforto".
confira mais deste trabalho na pagina da Naturóloga e docente do curso de naturologia Michelly Eggert Paschuino. (http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=17949).

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A arte integrativa é realmente ótima para o desenvolvimento do ser humano. Para quem tem interesse em aplicar a arte integrativa em pacientes/alunos, uma dica legal é fazer o curso de pós-graduação Arte Integrativa do Centro de Estudos Universais, na universidade Anhembi Morumi: http://goo.gl/v8xN2

    ResponderExcluir