quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dança circular




O ato de dançar sempre esteve presente na humanidade pois em cada cultura se tem seu tipo de dança dança para alegrar , dança para festejar , dança para chorar, danças de passagens e até mesmo danças em rituais religiosos enfim a dança sempre é presente é como um canto e funciona como meditação ativa e é usada muitas vezes como terapêutica em alguns casos.A dança traz a comunhão e união entre as pessoas.Bernhard Wosien(1908-1986), bailarino clássico, coreógrafo, pedagogo e pintor, que nas décadas de 50/60 percorreu o mundo recolhendo e resgatando as danças de diferentes povos. Em 1976 visitou a Comunidade de Findhorn no norte da Escócia e, a pedido de Peter Caddy, um de seus fundadores, ensinou pela primeira vez uma coletânea de danças folclóricas para os residentes. Bernhard Wosien já estava com mais de 60 anos e buscava uma prática corporal mais orgânica para expressar seus sentimentos. Ele percebeu que havia encontrado o que procurava, pois dançando em Roda, vivenciou a alegria, a amizade e o amor, tanto para consigo mesmo como para com os outros, e sentiu que as Danças Circulares possibilitavam uma comunhão sem palavras e mais amorosa entre as pessoas. Em 1976 diante centenas de Danças foram incorporadas ao repertório inicial e o movimento passou a se chamar "Danças Circulares Sagradas". E desde então este movimento se espalhou pelo mundo.

A Dança Circular se chama e se torna Sagrada pelo fato de permitir que os participantes entrem em contato com sua essência, com seu EU Superior, com a Centelha Divina que existe dentro de cada um de nós. No momento deste contato, temos a união do corpo(matéria) com o espírito.

No Brasil, as Danças chegaram através de Sarah Marriot que viveu em Findhorn e foi convidada a vir para o Brasil em 1983 e iniciar um trabalho de educação holística no Centro de Vivências Nazaré (hoje Nazaré Uniluz), comunidade fundada em 1981 por um grupo de pessoas lideradas por Trigueirinho em Nazaré Paulista no Estado de São Paulo. A partir daí, pessoas de Findhorn vieram ao Brasil e brasileiros foram até lá e o movimento começou a expandir.

Então quais os beneficios desta prática?
Pessoas, de qualquer idade, podem dançar em uma Roda. Não é preciso ter experiência anterior em dança, basta ter vontade.

Dançando, nosso corpo se expressa através do movimento e aquieta a mente.A alegria brota naturalmente e o movimento simples e repetido aproxima as pessoas, promovendo uma integração física, mental, emocional e espiritual.

As Danças Circulares promovem uma rápida integração de grupos, reflexões sobre o trabalho em equipe, compreensão sobre conflitos, o despertar da criatividade, a integração dos hemisférios cerebrais, a ativação corporal, meditação dinâmica.

Ajuda também a combater o stress então procure uma roda e aproveite!!

domingo, 26 de setembro de 2010

A arte de comer bem


Se você está sentado à mesa,e comendo, e você come restritamente e sua fome permanece, então você continuará a pensar sobre comida o dia inteiro. Você pode tentar jejuar e você verá: você continuamente pensará sobre comida. Mas se você comer bem... E quando eu digo comer bem, não quero dizer apenas que você tenha enchido seu estômago – isso não quer dizer necessariamente que você tenha comido bem. Você pode ter ser se recheado. Mas comer bem é uma arte. Não é apenas encher o estômago. É uma grande arte: saborear a comida, sentir os aromas da comida, tocar a comida, mastigar a comida, digerir a comida, e digeri-la como alguma coisa divina. Ela é divina; é um presente do divino.

Os hindus dizem: Anam Brahma, a comida é divina. Assim, com profundo respeito você come, e enquanto estiver comendo, esqueça-se de tudo, porque isso é uma prece. Uma prece existencial. Você está comendo o divino e o divino irá lhe dar o nutrimento. É um presente a ser aceito com profundo amor e gratidão. E não empanturre o corpo, porque empanturrar o corpo é ser anti-corpo. É o outro pólo. Há pessoas que têm obsessão por jejum, e há pessoas que têm obsessão em se empanturrar. Ambos estão errados, porque nos dois casos o corpo perde o equilíbrio.

Um verdadeiro amante do corpo come somente até o ponto onde o corpo se sente perfeitamente calmo, equilibrado, tranqüilo; onde o corpo não se sente nem inclinando-se para a direita nem inclinando-se para a esquerda, mas exatamente no meio. É uma arte, compreender a linguagem do corpo, compreender a linguagem do seu estômago, compreender o que é necessário, dar somente aquilo que é necessário, e dar de uma maneira artística, de uma forma estética.

Os animais comem, o homem come. Então qual é a diferença? O homem faz do ato de comer uma grande experiência estética. Qual é o sentido de se ter uma bela mesa de jantar? Qual o sentido de se ter velas acesas à mesa? Qual é o sentido de se convidar amigos para virem participar? É fazer daquilo uma arte, não apenas um enchimento do estômago. Mas esses são sinais externos da arte; os sinais internos se referem à compreensão da linguagem do seu corpo: ouvi-lo, ser sensível às suas necessidades. E então você come; e, então, o dia todo, de modo algum, você se lembrará de comida. Somente quando o corpo estiver com fome novamente, a lembrança virá. Então ela é natural.

Osho, The Beloved, V1, # 4

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Agricultura Biodinâmica

Durante o Congresso de Pentecostes o Dr Rudolf Stainer , em 1924,em forma de um ciclo de 8 palestras para agricultores .Discorreu sobre o assunto sendo estas conferências a pedra fundamental espiritual do Movimento Biodinâmico,

Esse congresso teve lugar no castelo Koberwitz perto de Wroclaw/Breslau, que hoje abriga a prefeitura de Kobierzyce, Polônia.A agricultura biodinâmica
tem como conseqüência natural a renovação do manejo agrícola, a conservação do meio ambiente e a produção de alimentos realmente condignos ao ser humano.
O ponto central da agricultura Biodinâmica é o ser humano que conclui a criação a partir de suas intenções esperituais baseadas numa verdadeira cognição da natureza. Sua plantação sitio, horta pode se tornar um organismo do qual a partir de si mesmo for capaz de produzir uma renovação.
O agricultor biodinâmico aprende, dentro do processo de trabalho, a ser ele mesmo um pesquisador, aprende a participar e transmitir sua experiência a outros. Como podemos perceber a acricultura nada mais é que uma forma de educar de integrar os seres humanos com a natureza por nós tão maltratada.

para entender melhor a agricultura biodinâmica acredita que : A saúde do solo, das plantas e dos animais dependem da sua conexão com as forças de origem cósmica da natureza. Para restabelecer o elo de ligação entre as formas de matéria e de energia presentes no ambiente natural, é preciso considerar a propriedade agrícola como um organismo, um ser indivisível. Através do equilíbrio entre as várias atividades (lavouras, criação de animais, uso de reservas naturais), busca-se alcançar maior independência possível de energia e de materiais externos à fazenda. Este é o princípio chamado de "auto-sustentabilidade", que vale tanto para a agricultura biodinâmica como para todas as outras correntes da Agroecologia.






Bom final de semana!





ANTROPOSOFIA


Antroposofia,vem do grego "conhecimento do ser humano", introduzida no início do século XX pelo austríaco Rudolf Steiner, pode ser caracterizada como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, que amplia o conhecimento obtido pelo método científico convencional, bem como a sua aplicação em praticamente todas as áreas da vida humana. A
antroposofia abrange toda a vida humana e a natureza . Ela passa por várias fases da vida humana na aliemntação com o estudo da agricultura biodinâmica , na pedagogia waldorfia , nos estudos feitos através dos setenios ou seja as fases da vida humana, e nos tratamentos com a medicina antroposofica. Entre outros aspectos que envolvem a antroposofia
segundo a sociedade Antroposofica "A Antroposofia é um caminho de conhecimento que deseja levar o espiritual da entidade humana para o espiritual do universo. Ela aparece no ser humano como uma necessidade do coração e do sentimento, e deve encontrar sua justificativa no fato de poder proporcionar a satisfação dessa necessidade.
A Antroposofia só pode ser reconhecida por uma pessoa que nela encontra aquilo que, a partir de sua sensibilidade, deve buscar. Portanto, somente podem ser antropósofos pessoas que sentem como uma necessidade de vida certas perguntas sobre a essência do ser humano e do universo, assim como se sente fome e sede."

Em breve mais alguns post`s

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Yoga




O yoga é considerado uma filosofia, arte e ciência. Uma prática onde se integra o corpo e a mente. Esta palavra vem da raiz sânscrita. Yoga tem como radical YUJ que significa união, integração, junção, conexão.
Trata-se de uma ferramenta que une o indivíduo a sua própria essência, a sua consciência maior.

Segundo o sábio indiano Pátañjali, no Yoga Sutra: "Yoga é a parada voluntária dos turbilhões da mente', ou, em outras palavras, Yoga é meditação. Em tempos onde a violência, a falta de afeto, competitividade, a baixa auto-estima, e a falta de consciência entre os seres humanos, é tão discutida . É necessário que se cultive a tranqüilidade. O yoga é uma prática onde os indivíduos saem de todos esses círculos de competitividade entre os demais e iniciam um processo de auto-conhecimento, auto aceitação.Usando sempre a premissa do despertar. A prática do yoga não destingue raça, cor, religião, condição financeira , e capacidade física ou seja vc não precisa ser um esímio atleta apenas ter vontade de praticar e se dispor por inteiro para a prática. Existem diversas modalidades de yoga hoje no Brasil a prática mais usada em academias e spas é o power yoga uma modalidade moderna onde juntam-se diversas posturas mais vigorosas usa-se música na aula e as pessoas procuram para o fim estético. O ashtanga que também é uma prática vigorosa.Bom existêm muitos tipos de yoga o negócio é procurar um tipo que se adeque a sua personalidade e um bom estudio de yoga com facilitadores capacitados na prática e aproveitar! Namastê!.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Frutas da floresta que fazem bem á saúde



Esses filhos das índias aprendem o nome das árvores, o nome dos bichos, dão nome a cada rio... Eles aprenderam, dominaram parcialmente uma sabedoria copiosa, que os índios tinham composto em dez mil anos. Em dez mil anos os índios aprenderam a viver na floresta tropical, identificaram 64 tipos de árvores frutíferas, domesticaram muitas plantas, essas que a gente usa: mandioca, milho, amendoim.... quarenta e tantas que nós demos ao mundo...
Darcy R ibeiro O povo brasileiro.

Com estas palavras de Darcy podemos perceber que a sabedoria do uso das plantas , frutas
entre outras coisas da floresta que nos traz a saúde não vem de hoje mas de muitos anos e é por isso que devemos dar valor ao uso racional das plantas medicinais. Bom em minhas pesquisas descobri algumas coisas interessantes sobre o uso do cupuaçu e gostaria de compartilhar com vcs ai está:
  • A árvore que produz o cupuaçu chama-se cupuaçuzeiro ou cupuaçueiro. Esta árvore pode chegar a 15 metros de altura.

  • É uma fruta típica da região da floresta amazônica.

  • A casca deste fruto é de consistência dura e lisa. Sua cor é castanho-escuro, quase preta.

  • Esta fruta é muito utilizada para a fabricação de sucos, sorvetes, geléias, vinhos e licores.

  • O sabor do cupuaçu á azedo, porém muito suave.

  • Esta fruta é rica em proteínas, cálcio e fósforo.

  • Com relação às vitaminas, possui vitamina A, B1, B2 e C.

  • Além das vitaminas e sais minerais, esta fruta é rica em pectina.

  • Esta fruta poderosa tem o beneficio de auxiliar em problemas gastro-intestinais e por ser rica em substâncias antioxidante está presente em diversos cosméticos . Existem alguns estudos que discorre,sobre a ação desta fruta na prevenção do cancer de pele.

  • Então viva o cupuaçu!!!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Um belo poema para terminar o dia .


São poemas de aromas os, que tenho aqui
São danças de cheiros voláteis
Rodopios de lavandim
São doces cheiros de laranja

São pinceladas gerânio
rosados na janela
São cheiros e delícias das damas da noite em meu jardim

É o cheiro do cravo que abafa a melodia do luar
Melodiosa a árvore e a folha
Ao vento e sem medo chega à bergamota


Escondendo o seu cheiro citronela vem dançando

No meio dos campos cipreste vem me fazer companhia

São poemas de aromas os que têm aqui

São folhas de chás

Doce ou adstringente

Seco ou molhado

São assim poemas de aromas de mirra, vetver

Para quem quiser.
São poemas, apenas poemas de flores e cheiros que rodopiam meu jardim em dias de sol e noites de lua cheia.

Aromas





“A alegria de viver com inocência”

MANDARINA – Citrus nobilis


Esta é a mensagem desde óleo essêncial que nos auxilia no resgate da alegria,é especial pois é indicado para pessoas que tem dificuldade de sorrir, dançar, cantar. principais funções terapêuticas: antidepressivo, anti-espasmódico, extimulante de apetite. no campo mental e emcional age nas emoções estagnadas.


vá até as dicas e veja como usar este óleo -------------