terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Milagre da Bardana .



Bardana (Arctium lappa)

A bardana é muito conhecida devido ao seu uso medicinal. A Bardana tem origem Européia , mas foi e é muito utilizada no Japão , o Japão foi o primeiro pais que fez o cultivo da mesma para um consumo mais intenso. Desde a Antigüidade, a bardana nunca teve essa fama contestada. Todas as partes da planta eram usadas de alguma forma como medicamento: as folhas, por exemplo, eram bem esmagadas e aplicadas em cataplasmas para tratar inúmeras doenças de pele, em razão de sua ação bactericida. O uso atualmente tem respaldo científico: estudos comprovaram as propriedades anti-sépticas da bardana. Também foram bem difundidos seus poderes contra picadas de insetos e aranhas por sua propriedade de acalmar a dor (ação anestésica) e evitar a tumefação do local (ação anti-inflamatória).

Hoje no Brasil a bardana é usada como alemento muito popular em algumas regiões, sendo comercializada em feiras-livres e até em supermercados.

Os orientais consomem a bardana para combater vários problemas. Raízes e sementes são ingeridas para combater cálculos renais, reumatismo e problemas da vesícula. A infusão das folhas também é utilizada com a mesma finalidade. Do ponto de vista nutricional, esta raiz apresenta boas qualidades: fornece proteínas, glicídios, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, B1, riboflavina, e vitamina C. Assim como todas as raízes, a bardana também é rica fonte de sais minerais. A nossa queridinha também tem seu uso dentro da homeopatia (Radix bardanae). A tintura da raiz, dinamizada homeopaticamente, costuma ser empregada contra afecções dermatológicas (acne, furúnculo, eczema do couro cabeludo) e nos problemas do metabolismo humano. Ela é tão poderosa que Há quem diga que as propriedades anti-sépticas da bardana ganharam fama, depois de uma comprovação digna da realeza: a planta teria livrado o rei Henrique III de França de uma grave doença de pele.

As potencialidades da raiz da bardana estão concentradas na casca. Para usá-la, é preciso remover bem a terra, escovando-a, mas não descascando-a. Durante o cozimento, a coloração escurece, o que é normal, em razão do ácido tânico, uma substância sem sabor . Para evitar esse escurecimento, é só deixar a raiz de molho em água com algumas gotas de vinagre ou limão.

Um comentário:

  1. Olá, recentemente li em um site que a bardana pode ser usada no tratamento para vitiligo. Gostaria de saber se é verdade.

    ResponderExcluir