sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Colesterol? Afinal o que é ?




Os lipídios - são compostos principalmente pelo Colesterol, presentes na composição do sangue.
O HDL Colesterol (chamado de o bom colesterol), o LDL Colesterol (chamado de o mau colesterol) e os Triglicerídeos.

Segundo a Associação Médica Americana os níveis de colesterol para serem considerados normais devem estar no limiar de 200 mg % e que o HDL Colesterol esteja acima de 35 mg %.

Com o crescimento das grandes metrópoles , com o advento do fast food , com a falta de um sono reparador e a falta de tempo para atividades físicas e de lazer nos esquecemos das doenças cardiovasculares que são males da vida moderna e além disto é lenta e silenciosa. Com atitudes saudáveis podemos diminuir o colesterol as pessoas que sofrem de Hipertensão também podem controlar os níveis de Pressão Arterial. Então vamos a reflexão!

O primeiro passo é ir até um cardiologista de sua confiança e fazer exames para conferir os níveis de colesterol, as mudanças devem ser realizadas em sua totalidade na alimentação e nas atividades diárias procure evitar gorduras saturadas, Hidrogenadas hum?? E onde estão estas tais gorduras?

Bom as gorduras saturadas estão nas frituras, daquele pastelzinho de feira que é uma delicia, mas que pode ser substituído por um pastel de forno que tem menos gordura.Já as gorduras hidrogenadas estão presentes nos chocolates granulados na banha de porco muito usada pra fazer massas folhadas. E não vamos nos esquecer da tão discutida gordura trans que estão presentes nos alimentos industrializados como: biscoitos, salgadinhos etc...
Bom o terceiro passo é fazer atividade física sei que é dificil, mas depois de dado o 1° passo tudo fica mais fácil . As atividades físicas devem ser realizadas pelo menos três vezes por semana fazer pelo menos 20 min de caminhada num parque em uma praça sempre com a roupa adequada um tênis confortável para proteção de seus pés e de seus joelhos devido ao impacto. Faça sempre alongamentos antes e depois das atividades físicas não se esqueça para depois não ficar com dores pelo corpo, tenha intervalos durante o dia para ler , meditar, rir , brincar com filhos , amigos enfim ser mais descontraído(a) Não guardar mágoas que são águas paradas em nosso ser. Enfim com estas atitudes vc vai perceber o quanto tudo pode ser mais leve!!



BOM Final de semana!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário