quarta-feira, 25 de maio de 2011

Virabhadrasana


Postura do guerreiro, é uma postura forte como o próprio nome; sua prática desenvolve firmeza, estabilidade e determinação. É um asana que fortalece pernas, ajuda no alinhamento da coluna, alivia dores na lombar e ajuda no aumento da capacidade pulmonar através da expansão do torax. é uma das posturas que eu mais gosto de praticar na minha pratica diaria.

A sua permanência é fundamental para se obter os benefícios deste asana. Para estar estável e confortável na posição, característica essencial de asana, é preciso buscar o alinhamento do corpo.

- comece sempre com a área do corpo que está em contato com o chão, nesta postura os pés. Eles devem estar firmes no chão, o peso do corpo bem distribuído nas solas dos pés com as bordas coladas no chão (atenção para manter o dedinho do pé esquerdo sempre no chão);
- flexione o joelho direito mantendo-o alinhado com o tornozelo;
- a perna esquerda deve estar bem estendida com a patela ativa (puxe o joelho para cima);
- encaixe o cóccix e alongue a coluna vertebral. Não deixe que o tronco se mova para frente, ele deve se manter na vertical;
- contraia o abdômen;
- alongue os braços, mãos e dedos na altura dos ombros e mantenha os braços alinhados. Encaixe as escápulas, desça os ombros e abra o peito. Quadris e ombros devem estar alinhados.
- mantenha o olhar no dedo médio da mão direita, e o queixo paralelo ao chão;
- deixe a respiração fluir naturalmente;
- observe o corpo na posição.

Durante a permanência na posição traga a energia da terra para as solas dos pés, suba com esta energia pelas pernas e concentre-a na área do assoalho pélvico, acionando Mula Bandha (contração dos esfícteres). Continue subindo com a energia concentrando-a na região do plexo solar, acionando Uddiyana Bandha (contração do abdome). Suba, ainda, com a energia até o centro do peito na altura do coração e expanda o peito, deixando a energia do coração fluir pelo corpo.

Para desfazer a posição estenda o joelho direito, vire o pé alinhando-o com o pé esquerdo e desça os braços. Faça uma breve pausa e construa a posição para o outro lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário