sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ninguém nasce violento


estive pensando nos ultimos acontecimentos no nosso pais e no mundo referente a violência e resolvi postar esse texto do osho que como sempre tem sábias palavras

Ninguém nasce violento; a pessoa aprende isso. Ela é infectada por uma sociedade violenta e se torna violenta. Fora isso, toda criança nasce absolutamente não violenta.

Não existe violência em seu ser. Somos condicionados pelas situações, precisamos nos defender contra tantas coisas, e a ofensa é o melhor método de defesa. Quando uma pessoa precisa se defender muitas vezes, ela se torna ofensiva, violenta, porque é melhor bater primeiro do que esperar que alguém lhe bata. Quem bate primeiro tem mais chance de vitória.

É isso que diz Maquiavel em seu famoso livro O príncipe. Ele é a bíblia dos políticos. Ele diz que é o melhor método de defesa. Não espere; antes que alguém o ataque, você deve atacar. Quando você é atacado, Maquiavel diz que já é tarde demais. Você já está do lado perdedor.

Daí as pessoas se tornarem violentas. Se não for assim, muito rapidamente elas vêm a entender que serão esmagadas. A única maneira de sobreviver é brigar e, quando elas aprendem esse truque, aos poucos toda natureza delas fica envenenada por ele. Mas isso não é natural; portanto, pode ser abandonado.

Osho, A Rose Is a Rose, Is a Rose, Is a Rose, # 26

Nenhum comentário:

Postar um comentário