São as águas de maço fechando o verão
É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol (tom Jobim )
Durante estes últimos dias diversos estados e cidades sofrem grandes tragédias causadas pelas chuvas de verão recentemente até a casa do compositor e poeta tom jobim onde ele escreveu águas de março ironicamente desabou com enchente que atingiu a serra carioca. Pessoas desabrigadas famílias sem rumo, perdas tanto materiais sentimentais e de entes queridos causando em todos, sentimentos de desolação, pânico e tristeza profunda enfim com tantas questões de difícil entendimento causa nestas pessoas um transtorno o transtorno de estresse pós traumático como já diria na canção de Adoniram Barbosa “Quero ficar ausente O que os olhos não vêem O coração não sente “(viaduto santa efigênia). Por tanto muitas pessoas não percebem os sinais que são:
· O individuo tem recordações aflitas muitas vezes agindo como se o evento estivesse ocorrendo novamente.
· Medo constante
O transtorno então é a recorrência do sofrimento original de um trauma, que além do próprio sofrimento é desencadeante também de alterações neurofisiológicas e mentais. É provavelmente um transtorno muito comum, porém pouco conhecido, como nas décadas passadas foram desconhecidos, porém freqüentes os transtornos de pânico, fobia social, obsessivo compulsivo. O estresse pós-traumático se diferencia dos demais transtornos de ansiedade e da maioria dos transtornos mentais por ser causado a partir de um fator externo. O aparato mental do homem é capaz de lidar com situações estressantes sem que isso deixe cicatrizes, da mesma forma que os vasos sanguíneos são capazes de suportar elevações da pressão arterial durante o exercício físico normalmente. Há, contudo limites a partir dos quais o funcionamento mental fica perturbado. Provavelmente isso ocorre quando os mecanismos de enfrentamento e suporte contra estresse são fracos ou quando os estímulos são fortes demais.
Existem pesquisas nos EUA, ainda não há medicamentos específicos para este tipo de transtorno.
Dentro da floral terapia existem algumas essências que auxiliam alguns casos. O rock rose essência dos florais de Bach é um floral usado para quem passou por acidentes repentinos, para momentos de terror, inquietação. Mimulus também pode ser usado nestes casos é excelente para os medos das coisas do mundo acidentes, dor, enfermidades, desgraças.
Enfim os florais podem ajudar em muitos casos como estes que estão sendo apresentados todos os dias em noticiários. Alem disso é ter consciência de que pessoas que passam por todas estas catástrofes necessitam de amparo não só terapêutico, mas social.
Termino pedindo a todos que mandem boas vibrações á todos que estão passando por esta difícil situação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário