sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Alimentos que ajudam o rejuvenecimento, e que são afrodisiácos segundo o ayurveda

(durga)

A ciência do rejuvenescimento é um dos pilares da milenar medicina ayurvédica. Porém, ao contrário do enfoque ocidental, demasiadamente voltado para a aparência do físico, os cuidados devem favorecer a renovação do corpo e da mente. Da mesma forma, o sistema de saúde do Ayurveda não busca simplesmente a longevidade, mas uma vida de grande consciência e criatividade natural. Neste cenário destaca-se, sobretudo, o conceito de qualidade de vida, que tem como essência o autoconhecimento. Os sábios indianos denominaram esta ciência de Rasayana, palavra originada do sânscrito e que significa "o que entra" (ayana) "na essência" (rasa). É o que penetra e revitaliza a essência de nosso ser psicofísico. Os alimentos classificados como Rasayanas têm a propriedade de reconstruir o corpo-mente, previnem a decadência e retardam o envelhecimento, podendo, até mesmo, favorecer o rejuvenescimento. O Ayurveda ensina que alimentos como o alho, ginseng, aloe vera, açafrão angelica, e sementes de gergelim, que pertencem a este grupo, possuem ação sutil, mas específica e duradoura. Começando no sistema reprodutivo, eles revigoram o sistema inteiro, da mesma maneira que uma árvore é revigorada a partir das raízes. Têm uma ação revitalizante forte no sistema nervoso e na medula óssea e aumentam a energia da mente. Entre os afrodisíacas típicos (Vajikaranas) estão: aspargos, cravo-da-índia, fenogrego, alho, ginseng, hibisco, semente de lótus, cebola (crua), açafrão e inhame.


O Ayurveda também distingue os alimentos que aumentam a produção de espermatozóides, chamados Shukrala. Estes são substâncias que tonificam e nutrem as secreções reprodutivas, como o sêmen e o leite materno. São exemplo o ginseng, ghee (manteiga clarificada), alcaçuz, semente de lótus, cebola (crua), e sementes de gergelim.

Nada é separado no Universo ou no corpo humano. Outro ponto fundamental é que o aspecto externo do corpo reflete o seu ambiente interno. A ênfase que o Ayurveda dá ao autoconhecimento e ao desenvolvimento de uma rotina de hábitos diários positivos e coerentes literalmente fazem aflorar o que há de melhor em nós. Portanto, se desejamos um corpo saudável e bonito, devemos tomar as rédeas de nossa saúde, algo que só nós podemos fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário